Miniatura 27
Casa enfeitada para o São João

Esta miniatura é a própria imagem da festa de São João nas casas do interior, trazendo a decoração e todos os elementos característicos deste festejo nos detalhes que compõem a decoração tão bem elaborada e primorosa. Chegamos até mesmo a ouvir o som da sanfona, triângulo e zabumba, e a sentir os cheiros das comidas e bebidas típicas dessa celebração.

 

A imagem traduz com muita fidelidade tudo que envolve a festa nos transportando para as pequenas cidades e vilarejos: temos as bandeirolas, a figueira com o galho carregadinho de brindes para quando a fogueira estiver acesa, o galho cair aos poucos e possibilitar que as pessoas, principalmente as crianças, cor alegremente, para pegar esses brindes. No meio do terreiro temos o pau de sebo, uma brincadeira bem característica, onde a madeira é ensebada, dificultando o acesso às prendas que se encontram no topo. O carro de boi está ricamente decorado com flores, provavelmente de papel, que é o material usado na decoração junina. Outro detalhe é a presença do balão, agora só como elemento decorativo, pois é proibido soltar por conta dos incêndios que causa.

 

Ressaltemos a fogueira, símbolo importante dessa festa, também no caráter religioso, pois se conta que foi através das labaredas de uma fogueira que Maria soube do nascimento de João, o filhinho de Isabel (esse foi o acordo que elas fizeram e assim foi cumprido: avisar através do fogo). Outros elementos presentes são o verde da grama e da árvore, a presença delicada dos passarinhos, a casa com a fachada caiada, as janelas e portas pintadas de verde. Falando nisso, lembremos que é muito comum caiar a casa para os festejos juninos pela importância que essa festa tem para as pessoas que moram no interior: eis outro elemento fiel a tal tradição que se encontra presente neste exemplar.

Logo